sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Paul McCartney estreia em Nova York sua 1ª composição para balé

Nova York, 22 set (EFE).- O músico britânico Paul McCartney estreia nesta quinta-feira em Nova York seu esperado balé "Ocean's Kingdom", para o qual compôs sua primeira peça musical do gênero e que foi inspirada na pureza do oceano e em um romance subaquático.

A obra abre a temporada do outono 2011-1012 do Balé da Cidade de Nova York, onde o ex-beatle conheceu o diretor da companhia de dança, Peter Martins, e juntos começaram a gestar a ideia.

McCartney contou que sempre "se sentiu motivado a trabalhar para outras áreas. Quando retornei à Inglaterra após o contato com Peter, comecei a escrever a música".

Após o primeiro encontro com Martins, McCartney visitou a montagem de "Giselle" da Royal Opera House de Londres para mergulhar no espírito deste meio artístico e conversar com os dançarinos, e ali decidiu que precisava contar uma história com sua música, segundo seu site oficial.

Apenas dois meses depois, McCartney já tinha um esboço baseado "na pureza do oceano", que em versões posteriores terminou relatando um romance em uma civilização submarina ameaçada pela hostilidade do mundo da superfície.

O ex-membro do quarteto mais popular da história da música pop garante ter abordado esta obra "com o coração", sem a presença de outros conhecimentos técnicos, e explica que o mais interessante do projeto era "escrever música que transmitisse algo realmente expressivo, mais do que uma canção".

Depois da estreia, os fãs de McCartney terão a possibilidade de adquirir em formato físico (CD e vinil) o disco desta obra, que foi gravado em junho em Londres.

Apesar de "Ocean's Kingdom" ser sua primeira incursão no mundo do balé, o músico britânico possui em sua trajetória profissional quatro aproximações da música clássica.

Durante a festa de inauguração desta quinta-feira, os dançarinos do Balé da Cidade de Nova York também representarão em homenagem a McCartney o "Union Jack" de George Balanchine, uma canção tributo ao Reino Unido.                                                                                              Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário