sábado, 24 de setembro de 2011

Mike Patton, do Faith No More, encarna cantor romântico italiano no Rock In Rio e manda banda de metal 'calar a boca'

O vocalista e líder da banda Faith No More, Mike Patton, se apresentou neste sábado (24), no Rock in Rio, com seu novo projeto musical, o Mondo Cane, em que canta sucessos italianos dos anos 50 e 60 com acompanhamento orquestral. O músico subiu ao Palco Sunset por volta das 19h40 - quase duas horas depois do horário previsto -, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sua banda e três vocalistas femininas.
A faixa de abertura foi "Il cielo in una stanza", e só começou depois que o NX Zero, que já estava no palco Mundo, o principal do evento, terminasse o seu show.
O repertório do Mondo Cane ficou calcado no disco homônimo, lançado em 2010, que surpreendeu público e crítica menos pelo iunusitado do repertório, do que pela fluência de Patton no italiano.
O músico americano foi casado de 1994 a 2001 com a artista plástica italiana Titi Zuccatosta e morou na Itália durante temporadas, onde aprendeu um italiano impecável. Durante o show, ele também arriscou frases em português: os costumeiros "obrigado" e "tudo bom", além de alguns palavrões.
Ao final da apresentação, de cerca de uma hora, Patton ganhou do violinista principal da orquestra uma camiseta da seleção brasileira, igual à que o grupo usou durante a apresentação. Patton, que durante todo o show fez gestos de deferência para a Heliópolis, agradeceu o presente e e disse que a orquestra era um "orgulho". Antes de atacar o bis, o cantor se irritou com o som da banda de metal Stone Sour, que vinha do Palco Mundo e perguntou à plateia: "Com esse barulho, vocês querem (que eu toque) outra música?". E a plateia quis.
Durante o bis, Patton soltou vários impropérios em inglês, dirigidos ao palco onde tocava a outra banda. Em "Dio Comme Ti Amo", não se conteve e gritou, bem humorado, no meio da música "shut the f*ck up!" ("calem a boca"), e trocou trechos da letra do sucesso de Gigliola Cinquetti por xingamentos em inglês. O músico manteve o bom humor, mas não escondeu seu desconcertamento pelo atropelo.
Apesar de fazer um som pop rock com o Faith No More, sua banda mais conhecida, que em novembro se apresenta no festival SWU, em Paulínia, Patton é famoso por seu gosto abrangente, e tem diversos projetos musicais diferentes em que interpreta trilhas sonoras de filmes (Fantômas), música experimental (com o músico John Zorn) e outros estilos.

Antes de Patton, o Palco Sunset recebeu shows de Milton Nascimento e Esperanza Spalding, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi, além de uma apresentação conjunta de Marcelo Yuka, Cibelle e Karina Buhr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário